19/04/2013

Posts para totós - Programar a brincar

Por vezes, oiço comentários a dizer que gostavam de perceber mais de informática. E muitas vezes respondo que eu também gostava de perceber mais. Afinal de contas, todos nós gostaríamos de perceber mais de quase tudo.

Uma parte mais específica da informática é a programação. Mas para quem quiser aprender a programar, o arranque é difícil: é necessário perceber o que se quer fazer, escolher a linguagem mais indicada, aprender a sintaxe, montar um ambiente de desenvolvimento e... antes de começarem a fazer alguma coisa, já desistiram.

Há uns meses atrás, tive cá em casa um sobrinho (de 12 anos) durante uma semana e quando ele me perguntou o que eu fazia, disse-lhe que programava. Como ele quis saber um pouco mais, e para o entusiasmar, mostrei-lhe este jogo.


O jogo consiste em dar instruções ao boneco de forma a que ele chegue ao quadrado azul. Ali junto à seta amarela estão algumas instruções: ir em frente, ir em frente, ir em frente, virar à direita. Ou seja, ele há de ir em frente 3 quadrados e depois vira à direita. Claro que faltam as restantes instruções para o boneco chegar ao fim.

Os primeiros níveis são muito fáceis, mas depois tornam-se bastante complicados. O jogo encontra-se aqui.

Mas indiquei-lhe este jogo porque a programação acontece desta forma: damos instruções ao computador (o boneco, neste caso) para ele fazer as coisas com uma determinada sequência de forma a obter um resultado final. Divirtam-se!1

1Divirtam-se, mas depois do trabalho. Estou-vos a ver ;) 2 
2Gosto tanto destas notinhas.

1 comentário:

  1. Arranjaste-me a bonita ontem à tarde no trabalho xD

    A sorte é que era 6ª feira e tive motivos para ficar fdd e não fazer mais nada o dia todo eheh

    ResponderEliminar

Se queres deixar link, faz assim:
<a href="LinkDoTeuBlogue">NomeDoTeuBlogue</a>

Se viste algum erro e só queres fazer o favor de me avisar, faz assim:
TBD Erro->Correção

Se achaste graça, faz assim:
Ahahaha!

Se fazes questão que te responda, deixa um ponto de interrogação.

Se queres comentar anonimamente, assina no fim com um nome mais ou menos falso.

Em todos os comentários, deves tratar-me por tu. A não ser que me queiras insultar. Nesse caso, trata-me na terceira pessoa.