01/07/2013

Inveja, cobiça ou lá o que é

Este fim de semana fui ao casamento de um casal amigo. Tudo muito romântico, muito bem organizado e essas cenas todas. Mas o que me deixou de queixo caído foi saber que eles vão de lua de mel durante 40 (!) dias. Como se não bastasse, a viagem consiste em passar por vários destinos até que dão a volta ao mundo.

Ora atentem no mapa (roubadinho do blogue dela).

Ainda pus a hipótese de me oferecer para levar as malas, mas depois pousei o copo e parei de beber.

Mas digam-me, que sentimento é este de desejar muito algo que pertence a outros, sem lhes desejar mal?

Inveja não me parece.
inveja |â ou ê ou âi| 
s. f.
1. Desgosto pelo bem alheio.
2. Desejo de possuir o que outro tem (acompanhado de ódio pelo possuidor).
não ter inveja anão ser somenos; não ficar atrás de.

Cobiça também não.
cobiça 
s. f.
1. Desejo imoderado e inconfessável de possuir (o que, geralmente, não se merece).
2. Ambição.
3. Avidez.

Então o que é? Haverá alguma palavra que defina este meu sentimento ou vai ter de ser inventada?

quem-me-dera 
s. f.
1. Desejo de possuir o que outro tem (acompanhado de amizade pelo possuidor).

Exemplo 1:
 - Estás com dor de cotovelo.
 - Não, não estou. Estou com quem-me-dera.

Exemplo 2:
 - Tenho inveja da boa.
 - Isso não existe. Estás é com quem-te-dera.

Aceitam-se sugestões menos parvas.

7 comentários:

  1. E o blod dela qual é? :) Vai haver registo da viagem lá??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se vai haver registo, mas já pus link no post.

      Eliminar
    2. A minha lua de mel e as retsantes viagens tiveram (e vão tendo) registo aqui: (http://www.avidalafora.com/?cat=11) Só é pena este blog não ser actualizado tão frequentemente como eu gostaria :)

      Eliminar
    3. Já fiquei uns bons minutos a espreitar e também fiquei com inveja, da boa, claro :)

      Eliminar
  2. Eu gostava de ajudar, mas eu própria já dei voltas à cabeça para perceber o que era a "inveja" e o que sentimos afinal quando queremos algo de forma saudável... E não cheguei a nenhuma conclusão. Que tal "desejo"? Afinal desejas viajar também. ;)

    http://pippacoco.blogspot.pt/2013/06/o-que-e-que-sentes.html

    ResponderEliminar
  3. eu digo "inveja da boa"

    ResponderEliminar

Se queres deixar link, faz assim:
<a href="LinkDoTeuBlogue">NomeDoTeuBlogue</a>

Se viste algum erro e só queres fazer o favor de me avisar, faz assim:
TBD Erro->Correção

Se achaste graça, faz assim:
Ahahaha!

Se fazes questão que te responda, deixa um ponto de interrogação.

Se queres comentar anonimamente, assina no fim com um nome mais ou menos falso.

Em todos os comentários, deves tratar-me por tu. A não ser que me queiras insultar. Nesse caso, trata-me na terceira pessoa.