11/10/2014

Zidisha - microcrédito peer-to-peer

Ontem resolvi aventurar-me no micro-crédito peer-to-peer através do Zidisha. Anteriormente, já tinha experimentado com dinheiro dado pelo sistema que não podemos levantar nem reutilizar, mas desta vez fiz um depósito e apliquei-o em vários projetos à minha escolha.

Mas então como funciona isso?
Abaixo de cada imagem, pus uma tradução mais ou menos martelada. Se sabem inglês, ignorem.

 
Candidatura a empréstimo. Bineta é uma costureira talentosa no Senegal, na África Ocidental. Os seus lindos vestidos têm grande procura - mas porque ela os cose à mão, produz, no máximo, um ou dois por semana.

Credores escolhem.  Um dia, um amigo convida Bineta para se juntar ao Zidisha, e ela coloca um pedido de empréstimo para financiar o seu sonho: uma máquina de costura elétrica.
Dezenas de credores por todo o mundo contribuem para financiar o empréstimo de Bineta.

A produção aumenta. A nova máquina de costura triplica capacidade de produção de Bineta. Ela agora faz seis vestidos por semana!

Empregos são criados. Bineta reembolsa os seus credores e inicia um segundo empréstimo para abrir um estúdio. Contrata seu primeiro funcionário.

Os ganhos do negócios melhoram a vida. Agora, Bineta sustenta confortavelmente os seus filhos com os lucros quem vêm das vendas de vestidos.

A próxima geração obtém uma vantagem. Bineta aproveita o aumento de rendimento para enviar a sua filha adolescente para uma escola preparatória.

Os empréstimos são reciclados para novos empreendedores. Os credores de Bineta distribuem os fundos reembolsados ​​a novos empreendedores. Um deles é Soni na Indonésia, que usa os fundos para abrir um centro de pós-escola tutoria em sua aldeia. E assim, o ciclo repete-se!

Claro que nem sempre as coisas acontecerão assim. E é claro que em todos os empréstimos há o risco de as pessoas não conseguirem pagar. Mas se esta descrição vos deixou com interesse em experimentar, nada como se registarem no Zidisha (calma, não cliquem já; qual é a pressa?).

Se quiserem aproveitar um bónus de 25 dólares, registem-se através deste link. Eu também receberei a mesma quantia em bónus. Os bónus são para ser aplicados com 0% de juros e não podem ser levantados. Dá para ajudar alguém e para experimentar o sistema.

Se depois desta conserva toda não convencer ninguém a, pelo menos, se registar... nem sei o que faço. Provavelmente, chamo-vos de feios e digo que vocês cheiram mal da boca, que é para aprenderem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se queres deixar link, faz assim:
<a href="LinkDoTeuBlogue">NomeDoTeuBlogue</a>

Se viste algum erro e só queres fazer o favor de me avisar, faz assim:
TBD Erro->Correção

Se achaste graça, faz assim:
Ahahaha!

Se fazes questão que te responda, deixa um ponto de interrogação.

Se queres comentar anonimamente, assina no fim com um nome mais ou menos falso.

Em todos os comentários, deves tratar-me por tu. A não ser que me queiras insultar. Nesse caso, trata-me na terceira pessoa.